Fala pessoal!!! Como estão os estudos?
Queridos, a postagem de hoje responde à dúvida de muita gente. Na verdade não é uma dúvida, mas sim uma constatação que, sob meu ponto de vista, é um equívoco.
Ouço muitas pessoas dizendo: “estou estudando para Analista para depois eu estudar para Membro da Defensoria, Procuradoria, Magistratura, MP…” Falam isso como se fosse mais fácil passar para esses cargos. Ledo engano!!!!
Gente! Com todo respeito a quem pensa diferente, passar para Analistas de Tribunais é MUUUITO DIFÍCIL! MUITOOOOO!!! Com toda humildade do mundo eu falo isso pois já passei em 5 concursos de Analista Judiciário (1 do MP/RJ, 1 do TRE/RJ e 3 do TJ/RJ – Técnico Juramentado (transformado em Analista), cargo que exerci por 3 anos, OJA e Comissário da Infância e Juventude, e para 2 cargos de Membros (DPU e AGU)!
Deixa eu explicar o que quero dizer exatamente…Percebam! Se você olha o nível de dificuldade no “macro”… olhando somente para as fases do certame, por exemplo, você vai ver que os cargos de membros exigem muito mais…sem dúvida! Mas é exatamente aqui reside o erro (falsa noção da realidade) da maioria das pessoas.
Os concursos de Analista exigem o estudo de disciplinas que a maioria dos certames de Membros não exigem: português, informática, raciocínio lógico (olha o grande vilão… “logo eu, que fiz direito para fugir da matemática”… já ouvi isso de muita gente…rsrsrs). Esses obstáculos podem ser intransponíveis!
Algumas pessoas não conseguem chegar nos cargos de Analista por conta disso, pessoal! Lembro-me de uma postagem no face de um amigo de concurso da AGU, em que ele dizia que já tinha feito vários concursos para Analista e não passava. Vários! Daí que passou bem para Procurador Federal logo de cara! E o porquê? Por conta das disciplinas que estão fora do “curso natural” dos bacharéis em direito! O cara não passava para Analista e passou rápido para Procurador! E, acreditem, hoje é Juiz Federal! Entenderam a perspectiva?!
Por isso que, logo no início das minhas Mentorias, eu indago aos meus Mentorados: o que você deseja ser? Qual o cargo que você deseja efetivamente exercer? E foco na preparação para aquele cargo.
É óbvio que ao longo da preparação você pode ser aprovado em um concurso para Analista ou outro cargo de carreira-meio! Mas isso não tem que necessariamente acontecer, beleza? Aprovação em cargo de Analista não é pré-requisito para ser membro! Não se iluda acreditando que você vai passar mais facilmente para Analista! Isso é um erro muito grande, ok? E pode atrasar muito a tua vida!
Queridos, esse era papo de hoje! Até a próxima! Bons estudos e contem sempre comigo!!!!
Bjo no coração de todos.
Dominoni (@dominoni.marco no insta)