Fala pessoal! Como estão os estudos? Espero que estejam na pegada pois nunca vi tanto concurso na vida!!!! É muita oportunidade…
Hoje saiu o resultado preliminar oficial do ENAM. Muita gente feliz… outros tantos tristes. Uma única certeza: faz parte do processo… o passar e o reprovar fazem parte do processo de aprovação nos concursos! Então, nada de desanimar…
Agora a tarefa é: passou? Ajuste tua preparação para as provas da Magistratura – lembrando que, provavelmente, você está há um tempo sem estudar as disciplinas que não caem no ENAM – e isso vai demandar um esforço concentrado agora na nova etapa.
Não passou? Olhe para tua preparação e veja o que funcionou (e repita o processo mais intensamente – vai melhorar ainda mais nos próximos) e o que não funcionou (e corrija os erros/preencha as lacunas) que em outubro terás outra oportunidade! Dê tempo ao tempo… O tempo tudo cura… E lembre-se que a gente passa no tempo de Deus. Não é no tempo que você e eu achamos justos! É no tempo dEle! A nossa tarefa é verificar onde está errando e ficarmos firmes até conseguirmos conquistar nossa aprovação!
Por falar em tempo, um dia desses estava lendo um livro e o autor (Napoleon Hill) fez referência a um texto que ele escreveu que fala sobre o tempo – e eu quero compartilhar com vocês:
“O tempo é o grande curador de feridas, tanto físicas quanto mentais. É o transformador de todas as causas em seus efeitos apropriados. Há coisas que consideramos males, desconfortos, desvantagens e adversidades, que só podem ser curadas com o tempo. Nada mais pode exercer esse efeito. Vocês precisam aprender a avaliar suas adversidades e decepções. Precisam aprender a cronometrar tudo. O tempo troca a Juventude racional pela maturidade e sabedoria da idade. Não é uma coisa maravilhosa saber que o tempo troca as coisas da Juventude pela sabedoria da idade? Quando você ouvir uma pessoa se queixando de envelhecer conte a ela que, se junto com a idade ela estiver conquistando a medida adequada da sabedoria, como a natureza pretende, essa é uma grande bênção.
O tempo pode transformar as feridas do coração e as frustrações da vida diária em coragem, resistência e compreensão. Sem esse serviço gentil e benéfico, a maioria das pessoas se perderia nos primeiros dias de sua juventude. Como isso é absolutamente verdadeiro! Se vocês relembrarem os dias de juventude, poderão ver que, se não tivessem o tempo a seu lado, realmente teriam se prejudicado. O tempo amadurece os grãos nos campos e os frutos das árvores, e os prepara para o deleite e o sustento humano. O tempo dá às pessoas a chance de se acalmarem – ora, não é assim? Acho que esse fato deve ser enfatizado. Quem de nós não foi tão desafortunado a ponto de precisar se acalmar?
O tempo nos ajuda a descobrir as grandes leis da natureza pelo método da tentativa e erro, e a lucrar com os nossos erros de julgamento. O tempo é o nosso bem mais precioso, porque não podemos ter certeza de ter mais que um segundo em qualquer momento dado. Isso é tudo que vocês têm com certeza: um segundo por vez! O tempo é o agente da misericórdia, por meio da qual podemos nos arrepender de nossos pecados e erros e obter conhecimento útil deles. Você pode realmente transformar seus pecados e erros em vantagens, mas isso só é possível com o tempo.
O tempo favorece aqueles que interpretam as leis da natureza corretamente e as adapta como guias para os hábitos corretos da vida. Mas o tempo não economiza a penalidade para quem ignora ou negligencia estas leis. O tempo é o mestre manipulador da lei universal da Força Cósmica do Hábito, o reparador de todos os hábitos – tanto dos seres vivos quanto das coisas inanimadas. O tempo também é o mestre manipulador da lei da compensação, por cuja ação cada um colhe o que semeia. O tempo nem sempre opera a lei da compensação rapidamente, mas a opera de maneira definitiva, de acordo com hábitos e padrões fixos que o filósofo entende e pelos quais ele pode prever a natureza dos eventos futuros examinando a causa de que se originaram.
O tempo também é o principal manipulador da lei da mudança…”
A tua reprovação pode estar doendo… pode estar dando vontade de desistir… questionamentos vêm à cabeça: será que é para mim? Será que vale a pena?
Bem, nada melhor que deixar o tempo agir… ops, Dr. Tempo… desculpe a informalidade, Exa. E te peço: toca no coração dessa pessoa que está lendo esse texto, diga pra ela que Deus está vendo o esforço dela… que se está no coração dela exercer esse cargo é porque Deus permitiu isso… e se Deus permitiu é porque é para ela sim. Deixe o tempo agir que tudo irá se resolver… no tempo de Deus!
Fica com Ele – e fique firme que a aprovação é só uma questão de Tempo!
Vamos em frente e conte sempre comigo!
Dominoni
(@dominoni.marco)