Fala pessoal! Tudo bom?! Espero que estejam bem! Sábado de sol aqui no RJ… e aí? Sol também? Dizem que quem estuda aos sábados tem mais sorte nos concursos… e se o sábado é de sol tem sorte em dobro (é igual a defensor – que tem prazo em dobro… piadinha jurídica ruim, cara!!!! rsrs)
Concursando é uma espécie rara, né? Eu fico aqui olhando… enquanto todo mundo tá se divertindo a pessoa está estudando… enquanto todo mundo que não é das carreiras jurídicas foge de “briga”, o povo do direito busca uma confusão pra tentar resolver (já viu que ninguém, a não ser eu, vai entrar no teu gabinete pra dizer: só vim tomar um café! O povo só procura profissional do direito para resolver BO… impressionante…).
Então, nós somos raros! Mas há os raros entre os raros…
Quando eu estudava para concursos eu dizia, para mim mesmo, todos os dias quando acordava: – Marco, ninguém está de pé antes das 6 (às vezes antes das 5) para estudar antes de ir para o trabalho! Ninguém! Ninguém que é pai, esposo, trabalha 8 horas por dia estuda mais que você, Marco! Você é imbatível!! A aprovação está logo ali… e, levantando, olhava para minha esposa (ainda na cama), atravessava o nosso apartamento gigantesco (55 m² e abençoava o meu (então) pequeno Enzo, e seguia firma para começar o meu dia!
Apesar de ninguém estar ouvindo, essas afirmações, feitas todos os dias, têm um poder enorme e me fizeram seguir firme até conseguir conquistar as minhas aprovações para AJAJ do TRE/RJ (no 1º concurso nacional unificado da Justiça Eleitoral – TSE e TREs RJ, RO, RR e AC), Defensor Público Federal e Procurador Federal.
Estava relendo um livro que fala exatamente em SER RARO ENTRE OS RAROS, ter comportamentos que estão “fora da curva” mas que fazem com que você fique, a cada dia, mais forte. Daí que eu vi essa afirmação que retrata exatamente o que acontecia comigo, acerca de fazermos movimentos que ninguém está vendo ou ouvindo, mas que são importantes de serem feitos e vão fazer toda a diferença na tua aprovação: “Isso porque quando a questão é a disposição mental, pouco importa onde a atenção dos outros está. Eu tinha meus próprios padrões incomuns e deveria estar à altura deles“.
Uma MENTALIDADE forte é, sob a minha compreensão, tão importante quanto o movimento de estudar (por isso que ela é um dos pilares do meu programa completo de treinamento para concursos jurídicos – ao lado da ORGANIZAÇÃO e das TÉCNICAS DE ESTUDOS). Sem uma mentalidade forte e voltada para o enfrentamento das adversidades que os concursandos precisam superar ao longo da jornada rumo à aprovação, tudo fica mais difícil – e, para alguns, insuperável! Construa e mantenha uma mentalidade forte! É plenamente treinável!
Menos de 10% das pessoas que se dizem concursandos estão estudando nesse sábado! Você está! Você é RARO ENTRE OS RAROS!! Você é RARA ENRTE AS RARAS! Fique firme que vai valer a pena!!!!
Deus abençoe a todos. E contem sempre comigo!
Dominoni