AS DORES DA APROVAÇÃO E DA REPROVAÇÃO
Olá queridas e queridos. Espero que estejam todos bem, e estudando firmes! Hoje eu queria trazer para vocês esse tema que é muito recorrente no acompanhamento da preparação para concursos públicos: as dores dos concurseiros!
Todo processo de crescimento é doloroso. Se você é pai ou mãe de adolescente, chega num determinado momento da vida que a criança começa a sentir umas dores nas pernas… daí você vai ao médico e ele diz: é a dor do crescimento. Eu mesmo, depois de 47 anos como sedentário, passei a ser marombeiro e, de lá para cá, não tem um dia sequer que eu não acorde dolorido: é a musculação que está formando fibras nesse corpo que só tinha gordura…rsrsrs E é assim também nos concurseiros: não dói somente no corpo – são várias horas sentados; dói na alma!
E eu vou te dar duas notícias: uma boa e uma ruim! A boa é que vai passar! Aliás, vocês vão passar! É líquido e certo: quem prosseguir, persistindo de maneira racional, colmatando lacunas, corrigindo rumos durante a jornada, vai passar! Essa é a primeira certeza que tenho acerca dos concursos: a aprovação é certa…um questão de tempo… pouco tempo ou muito tempo, mas é certo que você vai passar!
A ruim é que esse processo (o de dor) é inevitável! Não existe quem tenha passado sem sentir, na própria carne, essas dores! Ninguém! Quem desconsidera isso é porque não passou pelo processo! “Ah, mas fulano passou com vinte e pouquinhos anos”… ele fala para todo mundo que estudou mais de 5 anos… doeu, tenho certeza! Eu passei com 38 anos de idade, quase 10 anos após formado, filho, esposa… são muitas dores! E mais: para quem não sentiu a dor na própria carne, nunca vai entender a dor do outro! Mas nós estamos aqui, e te entendemos!
Tenha a certeza que, naqueles momentos em que você está sozinho, acordando antes das 6 da manhã aos sábados e domingos, sozinho na tua mesa de estudos, há um olhar especial para você, atento ao teu esforço, um olhar de pai, o olhar do Pai, que te guarda e te dá força para seguir rumo à aprovação. E Ele vai te dar a vitória no momento certo!
Nesse caminho, as reprovações são a segunda certeza para os concurseiros (não conheço aprovado que nunca tenha sido reprovado). É nesse momento (das reprovações) que temos de tirar forças de todos os lugares… de Deus, da família, dos filhos, da insatisfação com o que fazemos hoje (ou se não fazemos), da falta de grana…enfim! Temos de nos apegar aos nossos motivos para estarmos ali e, neles, perseverarmos, seguirmos em frente pois a aprovação pode estar no próximo concurso!
Acreditem! Sigam firmes e vocês verão que valeu muito a pena.
Eu te desejo um dia maravilhoso! Contem sempre comigo!
Dominoni