Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp

Minha Trajetória

Sou Marco Dominoni, Defensor Público Federal, ex-Procurador Federal e Analista Judiciário do TRERJ e TJRJ. Queria contar um pouco para vocês como eu cheguei até aqui…

Sou carioca, criado no subúrbio do RJ, nasci em 1972 e aos 17 anos passei e fui morar no Colégio Naval, na região litorânea do RJ, onde fiz parte do meu ensino médio. Depois disso, passei a morar sozinho, pois minha família havia mudado pro interior do RJ, numa cidade chamada Arraial do Cabo.

Fui aprovado no vestibular da UFF (Universidade Federal Fluminense) com 21 anos, e minha escolha foi totalmente aleatória: minhas habilidades eram as exatas (eu dava aula particular de matemática, física e português). Só fiz a minha inscrição em Direito porque havia escolhido antes Economia, mas tive de refazer a inscrição quando um colega me alertou que teria que estudar em período integral… Conclusão: fiz minha inscrição em Direito, certo de que largaria no meio… me apaixonei pelo direito logo nos primeiros anos! Mas tive dificuldade em terminar a faculdade, pois já estava trabalhando, morava longe e dependia de transporte público para me locomover. Precisei trancar a faculdade… Angústia da incerteza se conseguiria voltar… e em quanto tempo…e assim fiquei por 5 semestres!

Não fiz estágio! Não dava tempo.

Fui explicador (professor particular), telefonista de 102 e agente comercial (na antiga Compania de telefone TELERJ) – trabalhava 8 horas/dia atendendo ao público na Loja da Baixada Fluminense/RJ. Foram tempos difíceis! Mas continuei estudando e consegui passar para Auxiliar Judiciário do TJRJ (hoje, Técnico Judiciário – de ensino médio). Esse cargo me possibilitou voltar à faculdade, e terminei em 4 anos e meio o curso de direito.

Ao término da faculdade (agosto de 2000), foquei nos concursos de Analista. Minha preferência era o TJRJ (então Técnico Judiciário Juramentado). E logo veio. Passei e tomei posse em 2001. Na mesma leva passei para OJA e Comissário da Infância do TJRJ, e Técnico Superior Processual, do MPRJ.

Após isso, passei a estudar para MPRJ e TJRJ. Mas sem muito foco… eu era feliz como Analista do TJ e isso definitivamente não ajuda na mudança. Nesse período eu comecei a ver que as minhas chances aumentavam muito se eu focasse nos concursos da AGU. Mas, ainda assim, deixei a vida me levar… e foram várias reprovações. E é nas reprovações que você mostra a que veio… Após uma reprovação, um período de luto… mas não há tempo para ficar “curtindo” o luto! Vamos à próxima prova.

Um aborrecimento grande com uma Juíza me levou a fazer o concurso de Analista da Área Judiciária do TRERJ. Deu certo!

Depois desse episódio com a Juíza, eu vi que só seria realmente respeitado por quem eu trabalhava se eu fosse titular de um cargo nas carreiras jurídicas típicas de estado. Comecei a sonhar fortemente em exercer um cargo com mais autonomia. Voltei a olhar com mais atenção para os cargos da AGU. Nesse momento eu tive de escolher: ou focava meus estudos na área federal ou assumiria de vez que queria a área estadual. A predileção pelo direito público me empurrou para a AGU, e eu redirecionei minhas forças para os 4 (quatro) cargos de lá! São as difíceis escolhas que precisam ser feitas! Mas a recompensa viria mais rápido do que imaginava.

De 2007 a 2009 eu estudei como nunca! Mudei radicalmente o meu sistema de estudos, e desenvolvi um método que funcionou muito bem pra mim e que chamei de Método CPR 8×2 – que me levou à aprovação para Procurador Federal/AGU e Defensor Público Federal/DPU em 2010.

Foram 2 longos anos de estudos (eu estudava 3 horas por dia) aplicando as técnicas do Método até conseguir a tão sonhada aprovação.

Desenvolvi uma Mentalidade voltada para a Aprovação: aqui comecei a identificar momentos de desânimos (gatilhos) e entender como interromper esse processo, mantendo-me motivado na maior parte do tempo, para prosseguir estudando sem parar (constância) até conseguir passar!

Consegui Organizar a minha vida pessoal para que os estudos pudessem ser encaixados nela de maneira adequada e por um médio/longo prazo necessários à aprovação; e aprendi e utilizei Técnicas de Estudos efetivas e necessárias ao aprendizado para retenção (memorização) e reprodução na hora da prova.

Esse conjunto de ações foram essenciais na minha aprovação nas Carreiras Jurídicas. Utilizando as técnicas corretas consegui selecionar bem os meus materiais de estudos, identificar em quais pontos e quais disciplinas eu precisava aprofundar em um Manual, quais eram as disciplinas e pontos que eu poderia estudar por Sinopses ou por PDF’s, quais seriam as minhas fontes de questões objetivas e como fazê-las.

Com as aprovações e posses (faço aniversário em 1º de junho, e fui nomeado Procurador Federal em 1º de junho de 2012… um dos melhores presentes da vida!). 1 ano depois (04 de junho de 2013), fui nomeado Defensor (outro presentão). Nesses dois momentos eu vivi talvez as melhores experiências da minha vida: olhar nos olhos dos meus filhos e da minha esposa – que me acompanhou por todo esse caminho, desde 1993 – e ver o brilho nos olhos deles como nunca… perceber o orgulho que sentem de você e ver que essa vitória não é somente sua, mas de todos os envolvidos de alguma forma – especialmente os mais próximos, é fantástico, e inesquecível. É por isso que eu destino boa parte do meu dia a ajudar pessoas a passar em concursos das carreiras jurídicas: eu quero que você veja nos olhos dos teus amores o orgulho que eles têm de você, da história que você está trilhando rumo à aprovação.

Se tivesse de fazer esse percurso novamente faria uma única correção: faria uma escolha mais responsável com minha saúde – nenhum sucesso na vida profissional vale um insucesso na saúde. Colho frutos amargos até hoje por não ter cuidado bem da minha saúde.

Essa é um pouco da minha trajetória que eu queria compartilhar com você, esperando que encontre o caminho da sua aprovação e, no que eu puder ajudar, estarei por aqui contribuindo para que você também possa conquistar o cargo desejado.

Vamos em frente e contem sempre comigo.                                                                         

Dominoni.

O que achou deste conteúdo

Veja Mais

Artigos Relacionados

Minha Trajetória

Minha Trajetória

Sou Marco Dominoni, Defensor Público Federal, ex-Procurador Federal e Analista Judiciário do TRERJ e TJRJ. Queria contar um pouco para vocês como eu cheguei até

Home

Home

Conteúdo Jurídico, Jurisprudência, Tem Cara de Prova PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NA EXECUÇÃO FISCAL E NO PROCESSO DO TRABALHO Leia Mais Conteúdo Jurídico É CABÍVEL A CELEBRAÇÃO