Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp

PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. JURISPRUDÊNCIA EM TESES STJ.

Fala pessoal! Beleza? Como estão os estudos? Tá tendo pouco concurso, hein!!!! rsrs Aproveitem e estudem o máximo que a tendência é só aumentar…

Hoje trago para vocês alguns destaques acerca do entendimento do STJ sobre o Princípio da Insignificância.

Insignificante mesmo só os réus que estampam as capas dos processos em que se discute sobre a aplicação disso… invariavelmente pessoas atendidas pelas defensorias, pobres e sem recursos, que cometem crimes de bagatela e que não têm reconhecida essa condição.

Feito o desabafo, vamos ao que realmente interessa para concursos – Edição 220. Princípio da Insignificância II. Se quiser ler o inteiro teor, ESTUDE AQUI!

1) O princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública (Súmula n. 599/STJ).

2) É possível, excepcionalmente, afastar a incidência da Súmula n. 599/STJ para aplicar o princípio da insignificância aos crimes praticados contra a administração pública quando for ínfima a lesão ao bem jurídico tutelado. JUNTO COM A 7 (CRIMES AMBIENTAIS) É A ÚNICA TESE QUE ADMITE A APLICAÇÃO! O RESTO TUDO NÃO ADMITE!

Obs.: esses dois enunciados serão cobrados em provas objetivas, hein! Fiquem atentos!

3) O princípio da insignificância é inaplicável ao crime de estelionato cometido contra a administração pública, uma vez que a conduta ofende o patrimônio público, a moral administrativa e a fé pública, e possui elevado grau de reprovabilidade.

4) A obtenção de vantagem econômica indevida mediante fraude ao programa do seguro-desemprego afasta a aplicação do princípio da insignificância.

5) O princípio da insignificância não se aplica aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação de contribuição previdenciária, pois esses tipos penais protegem a própria subsistência da Previdência Social.

6) Não se aplica o princípio da insignificância aos crimes previstos na Lei n. 7.492/1986, diante da necessidade de maior proteção à credibilidade, estabilidade e higidez do Sistema Financeiro Nacional.

7) Nos crimes ambientais, é cabível a aplicação do princípio da insignificância como causa excludente de tipicidade da conduta, desde que presentes os seguintes requisitos: conduta minimamente ofensiva, ausência de periculosidade do agente, reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e lesão jurídica inexpressiva. JUNTO COM A 2, É A ÚNICA TESE QUE ADMITE A APLICAÇÃO! O RESTO TUDO NÃO ADMITE!

8) É inaplicável o princípio da insignificância ao delito de violação de direito autoral.

9) É inaplicável o princípio da insignificância na conduta de expor à venda CDs e DVDs piratas, diante da reprovabilidade e ofensividade do delito.

10) Não é possível aplicar o princípio da insignificância ao crime de dano qualificado ao patrimônio público, diante da lesão a bem jurídico de relevante valor social, que afeta toda a coletividade.

Gostou? Comentaí! Compartilha com os amigos!

Vamos em frente e contem sempre comigo!

Dominoni

O que achou deste conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados

VOTO PER CURIAM – QUE DIACHO É ISSO?

VOTO PER CURIAM – QUE DIACHO É ISSO?

Fala concursando! Fala concursanda!!! Como estão os estudos? Espero que estejam mandando ver pois muitas chances de ingresso nos cargos jurídicos estão aparecendo!!!! Hoje trago

PROGNOSE PÓSTUMA OBJETIVA! VAI CAIR NOVAMENTE!

PROGNOSE PÓSTUMA OBJETIVA! VAI CAIR NOVAMENTE!

Fala pessoal! Como vão os estudos? Hoje trago uma questão que já foi objeto de cobrança em Prova Discursiva do LII concurso do MPMG e

HUMANÍSTICAS PARA O VII CONCURSO DA DPU. Filosofia do Direito

HUMANÍSTICAS PARA O VII CONCURSO DA DPU. Filosofia do Direito

Pessoal, prosseguindo com as republicações de textos que foram elaborados por um grande amigo para o VI Concurso da DPU - mas que servem, também,

HUMANÍSTICAS PARA O VII CONCURSO DA DPU. Noções de Sociologia Jurídica

HUMANÍSTICAS PARA O VII CONCURSO DA DPU. Noções de Sociologia Jurídica

Pessoal, a partir de hoje vou começar a republicar uns textos que foram elaborados por um grande amigo para o VI Concurso da DPU -

VAI CAIR NO VII CONCURSO DE DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL

VAI CAIR NO VII CONCURSO DE DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL

Fala pessoal! Como estão os estudos? Hoje trago um tema que vai cair no VII Concurso da DPU. Quem for fazer o concurso de Defensor

VAI CAIR NAS PROVAS DE PGEs/PGMs

VAI CAIR NAS PROVAS DE PGEs/PGMs

Pessoal, no último informativo do TCU - Boletim de Pessoal - constam 2 informações fundamentais para quem vai fazer concursos de PGEs-PGMs. Vamos a elas?