COMO IDENTIFICAR SE O MEU MATERIAL É BOM O SUFICIENTE?
Olá queridas e queridos! Marco Dominoni trazendo aqui uma reflexão que faço com meus colegas do meu Canal do Telegram regularmente. Se você ainda não está lá inscreva-se. Estamos formando uma comunidade de auxílio aos concursandos bem legal! E essa dúvida é tão importante que eu decidi compartilhar aqui com vocês, seguidores do blog. Se te ajudar, compartilhe com os amigos que estão na mesma jornada que você.
Como saber se o meu material de estudos para concursos de carreiras jurídicas bom o suficiente? Essa pergunta foi especificamente dirigida em relação aos Cadernos Sistematizados (CS), mas eu quero falar com vocês que a solução vale para qualquer tipo de material que você está usando.
Primeiro registro que eu não conheço todos os volumes do CS. Para quem não conhece, esse material bem interessante são PDFs e aí eu falei que só conheço o volume de direito penal militar e o de leis penais especiais. O de leis penais especiais muito bom, bastante completo eu gostei bastante. Já o de direito penal militar eu não gostei muito – achei bastante superficial. Enfim, como não conheço toda a obra eu não posso dizer se é bom o suficiente.
Mas existe uma forma da gente identificar se o material é ou não suficiente para os estudos. E qual é a forma que você vai fazer? Por exemplo, se vocês querem saber se o CS de direito civil é bom, você vai pegar um determinado tema de direito civil, e vai ler o CS no tema do início ao fim – vamos dizer direitos da personalidade – leu direito da personalidade do início ao fim, leu os dispositivos da constituição, do CC/2002, os dispositivos da legislação específica a respeito do tema, estudou jurisprudência (por que a gente sabe que, para passar em concurso as carreiras jurídicas, a gente tem que ter conhecimento suficiente em doutrina, legislação, jurisprudência). Daí passa para a 4ª etapa: vai fazer uma bateria de exercício pega uma bateria de exercício de faz aquela bateria de exercício 60, 70, 100 questões objetivas. Se você se deparar nessas questões objetivas com uma quantidade de informação doutrinária que não consta do material – fonte de doutrina que você adotou, no caso, o CS – então, se você se deparou com muitas questões doutrinárias que não constam da tua fonte de doutrina significa que ela é muito superficial. É assim que você vai identificar – você mesmo já faz um diagnóstico daquele material, da qualidade daquele material. Se se deparou com muitas questões que não estão a minha fonte doutrinária você precisa ir para outra fonte, beleza pessoal.
Essa era a dica desse dia.
Fiquem com Deus – bons estudos pra quem vai estudar, bom descanso pra quem vai descansar. Um grande bjo no coração de todas/todos. Contem sempre comigo para o que precisar.
Dominoni